WEBTECA

Bactérias

Xanthomonas campestris pv. Vitians (Brown) Dye

Sintomatologia

Ataca principalmente as folhas mais externas, sobre as quais se observam manchas angulares que, inicialmente, são pequenas e translúcidas e se transformam em grandes lesões negras e necrosadas.
As nervuras foliares próximas das lesões podem também ficar negras, mas a raiz, o caule e o pecíolo não ficam negros, nem com manchas. Observa-se amarelecimento e dessecação das folhas, mas sem sintomas de murchidão. Em casos mais graves provoca a morte da planta sem, no entanto, causar desfoliações.
Em muitas plantas de alface, que na época de colheita apresentam manchas só nas folhas mais externas, tem-se observado enegrecimento e necroses internas, somente, na fase de comercialização.
O aparecimento de podridão mole nas plantas infectadas é devida, à acção de microorganismos secundários, favorecidos por elevada humidade relativa e presença de água livre à superfície da planta.

Biologia

Sobrevive nos restos de plantas infectadas que permanecem enterradas e, provavelmente, em algumas plantas espontâneas pertencentes ao géneroDuPont
O inóculo difunde-se pelo salpico da água da chuva e da rega e a penetração é feita pelos estomas e feridas. Estações muito húmidas e com temperatura média de cerca de 24ºC são condições favoráveis à epidemia.