WEBTECA

Doenças

PODRIDÃO CINZENTA DA VIDEIRA, Botrytis cinerea Pers.

Hiberna sob a forma de esclerotos (manchas alongadas de coloração negra) nos sarmentos, ou sob a forma de micélio nas fendas da madeira e gomos. Na Primavera, com condições de temperatura e humidade favoráveis, os esclerotos amadurecem, dando origem a conidióforos, que libertam os conídios. A uma temperatura óptima de 18ºC e na presença de vento e chuva, ocorre a contaminação dos órgãos verdes da videira. Ao germinar, o conídio produz um tubo germinativo que pode penetrar directamente nos tecidos vegetais, através de feridas causadas por oídio, mildio, traça da uva, acidentes fisiológicos, danos mecânicos.
Ao longo do período vegetativo, os conídios têm capacidade de produzir novas contaminações.
Nas folhas verifica-se o aparecimento de manchas vermelho-acastanhadas em forma de cunha, a partir da periferia do limbo e que tomam o aspecto de queimadura. Nas varas as manchas são alongadas de cor castanha, com presença de micélio, se o tempo for húmido. Nos cachos á medida que os bagos se desenvolvem, o micélio pode permanecer latente no seu interior. Assim, durante a floração, pode infectar os grãos de pólen; durante a alimpa e o ínicio do pintor, bago ainda verde, existem no bago substâncias inibidoras do desenvolvimento do fungo; no início da maturação, temos o período mais sensível, pois os bagos contêm elevada concentração de açúcar, substrato promotor do desenvolvimento do fungo. Caso ocorram condições climatéricas e enológicas favoráveis, surgem nos bagos atacados manchas castanhas cobertas de micélio acinzentado.
Os prejuízos causados pela podridão cinzenta são importantes sobretudo nos cachos. Antes da floração, atinge a inflorescência o que pode conduzir à perda total dos cachos, reflectindo-se em perdas elevadas de produção. Durante a maturação, há degradação de matérias corantes com destruição da película que contém substâncias aromáticas, reduzindo o grau alcoólico e aumentando a fixação de SO2 nos vinhos, com consequente aumento da acidez volátil.