INFORMAÇÃO

Notícias

Estudo da Autoridade Europeia à segurança dos alimentos europeus
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) confirma que os consumidores europeus continuam a poder contar com alimentos seguros.
Constata que 96.2% dos alimentos está livre de resíduos de produtos fitofarmacêuticos ou contêm resíduos em níveis dentro dos limites legais, o que revela elevada segurança.
Portugal destaca-se positivamente superando a média de segurança dos países da zona euro com 98,4% das amostras dos produtos avaliados com níveis dentro dos limites legais ou livre de resíduos quantificáveis.
Os dados monitorizados anualmente apontam para a segurança de mais de 96% das amostras analisadas. Da amostra total, destaque para o facto de cerca de 51% dos alimentos se encontrar livre de resíduos quantificáveis, valor que ascende a 53,6% no que respeita aos produtos avaliados com origem em Portugal.
A EFSA disponibilizou ainda um site informativo e interativo, para uma melhor compreensão das descobertas por país e por produto, apresentando a possibilidade de comparar com dados anteriores, disponível em quatro idiomas, neste site.