INFORMAÇÃO

Organismos Auxiliares

CRISOPÍDEOS
Os adultos de Chysoperla carnea alimentam-se única e exclusivamente de néctar, pólen e melada de afideos. No entanto, as suas larvas ainda que sejam consideradas predadores generalistas, alimentam-se essencialmente de afideos, consumindo de 100 a 600 por ciclo.

Morfologia

Os adultos, de aspecto delicado, são de cor verde pálido, medem de 12 a 20 mm de comprimento, têm antenas e asas longas e transparentes, e olhos dourados.
Os ovos (< 1 mm) de forma oval e cor verde são colocados, em grupo ou isoladamente, na extremidade de um pedicelo longo e sedoso (0,7 mm comprimento) na página inferior das folhas, próximo das presas.
As larvas, com intensa actividade predadora, são de cor cinzenta ou castanha, medem 1 a 6 mm de comprimento, possuem patas bem desenvolvidas e queliceras longas, com as quais absorvem o conteúdo das suas presas.

Bioecologia

Três a seis dias depois, emergem as larvas, que evoluem ao longo de 3 estados larvares, durante 2 a 3 semanas. O terceiro estado larvar é o de maior importância para o controlo natural de pragas, uma vez que contribui com 80% para o total de presas consumidas. Cerca de 16 dias após a ovoposição, a larva forma um casulo sedoso e vai pupar.
O seu período de actividade ocorre entre Maio e Setembro, sendo comum a ocorrência de 2 ou mais gerações por ano.