INFORMAÇÃO

Organismos Auxiliares

ACAROS FITOSEÍDEOS
Os ácaros fitoseídeos são um importante meio de limitação dos ácaros fitófagos, nomeadamente tetraniquídeos e eriofídeos.

Morfologia

Os adultos medem cerca de 0,5 mm de comprimento, têm corpo ovóide ou piriforme, brilhante, em geral de tonalidades claras, dependendo do regime alimentar. O dimorfismo sexual não é muito evidente ainda que os machos sejam ligeiramente mais pequenos que as fêmeas.
Os ovos têm forma ovóide, um pouco alongados, brancos ou de cor clara, lisos, aspecto translúcido, brilhante e com cerca de 0,2 mm. Podem encontrar-se na página inferior das folhas, junto às nervuras.
As larvas têm três pares de patas, enquanto as ninfas e os adultos possuem quatro, tendo o primeiro par de patas uma função sensorial para localização das presas. O estado larvar é seguido pela protoninfa, deuteroninfa e adulto.

Bioecologia

O período de actividade dos ácaros fitoseídeos ocorre de Abril a Outubro, com 4 a 7 gerações anuais. Em condições normais, o ciclo de vida é mais curto que o dos ácaros fitófagos, sendo 5 dias a 30 oC, 9 dias a 20 oC e 25 dias a 15 oC.
Na primavera, após fecundação, a uma temperatura de 20 oC, a fêmea deposita cerca de 54 ovos em 2 dias, podendo chegar aos 75 ovos. Desta forma, em condições normais a população de fitoseídeos cresce mais rapidamente do que a população de ácaros fitófagos. Com temperatura elevada (>30 oC) ou baixa humidade relativa (<60%) os fitófagos são favorecidos e a acção de controlo dos fitoseídeos é dificultada. Se a humidade relativa baixar demasiado, os ovos dos fitoseídeos acabam por secar.
As presas dos ácaros fitoseídeos são essencialmente tetraniquídeos e eriofídeos, alimentando-se de indivíduos da mesma espécie, apenas em caso de escassez de alimento. Os adultos de fitoseídeos alimentam-se de fitófagos em qualquer estado de desenvolvimento, enquanto as ninfas apenas se alimentam de ovos, larvas ou protoninfas. O consumo diário de um adulto de fitoseídeos é cerca de 20 ovos ou larvas, 13 protoninfas ou 5 adultos.
As ninfas de fitoseídeos mantêm-se sensivelmente no mesmo local, enquanto os adultos se deslocam de colónia em colónia disseminando-se rapidamente na cultura.