INFORMAÇÃO

Pragas

CICADELA ou CIGARRINHA VERDE, Empoasca vitis Gothe Jacobiasca lybica Bergevin & Zanon
É um cicadelideo com 3 gerações anuais. Os adultos passam o Inverno em plantas cultivadas e silvestres ou infestantes, em locais abrigados. Ao abrolhamento, migram para a vinha e efectuam as posturas junto à nervura principal da página inferior das folhas ou nos pecíolos. O período de incubação é de 5 a 7 dias e em seguida evoluem ao longo de 5 instares ninfares, deixando as exúvias na página inferior das folhas. Após a queda das folhas, transferem-se para plantas herbáceas, arbóreas e arbustivas onde hibernam.
Uma vez que possuem armadura bucal picadora-sugadora, nas folhas ocorre laceração das células fotossinteticamente activas e a acção tóxica da saliva injectada na planta, provoca hipertrofia celular com bloqueamento dos vasos floémicos. Desta forma, a translocação dos assimilados é retardada, ocorre acumulação dos assimilados nas folhas o que provoca alteração da sua coloração. Verifica-se crispação dos bordos das folhas com enrolamento sobre a página inferior.
Tudo isto conduz à debilidade da planta, com encurtamento e mau atempamento das varas e consequentes quebras de produção.