INFORMAÇÃO

Pragas

NÓCTUA CINZENTA, Agrotis segetum (Denis et Schiffermuller)
Morfologia

Adulto: 40 mm de comprimento, asas anteriores castanhas escuras, com uma mancha reniforme e uma mancha circular mais claras ao centro. As asas posteriores são brancas nos machos e cinzentas nas fêmeas. O contorno das asas é delimitado por uma fina orla negra.
Lagarta: 45 a 50 mm, cabeça avermelhada, corpo acinzentado com duas linhas paralelas na região mediana. Por cada segmento, duas pequenas manchas negras à frente e duas atrás, cada uma com um pequeno pêlo.

Bioecologia

Plantas hospedeiras: as plantas espontâneas, grama francesa, corriola, etc., depois as plantas leguminosas próximas, bem como a beterraba, a batateira, os cereais, o tabaco e a videira.
Esta espécie é considerada sedentária, mas os adultos parecem capazes, em determinadas épocas, de efectuar voos de uma amplitude limitada. As fêmeas põem os seus ovos isoladamente, em pequenos grupos, na página inferior das plantas espontâneas bem como na superfície do solo.
Fecundidade 800 a 1200 ovos.
Ovo: duração média de evolução embrionária 15 dias a 14,5 ºC.
Lagarta: a jovem lagarta roi primeiro as plantas espontâneas, depois ataca as espécies cultivadas próximas. Alimenta-se de noite e dissimula-se enrolando-se sob um torrão ou a pouca profundidade no solo.
Tem 1 a 2 gerações anuais, por vezes, uma 3ª geração parcial. Este noctuídeo hiberna no estado de lagarta.
Os adultos aparecem em meados de Abril a início de Junho e a 1ª geração larvar desenvolve-se de Junho a Julho. Quando atingem o último estádio hibernam a não ser que pupem no solo.

Estragos

As lagartas são muito vorazes, contudo as populações de gravidade excepcional são raras.